Qual a diferença do Marketing Multinível para Pirâmides Financeiras?

Se você está na busca de uma renda extra ou de uma nova fonte de renda, provavelmente já ouviu falar do Marketing Multinível. E, se você pesquisou o MMN a fundo, talvez tenha se deparado com informações sobre pirâmide financeiras.

 

 

Você acha que o Marketing Multinível é pirâmide? Ou será que há alguma diferença entre eles? Neste artigo que te preparei você saberá mais a respeito sobre este assunto.

As semelhanças entre Marketing Multinível e pirâmide financeira

Algumas pessoas pensam que o Marketing Multinível é pirâmide por causa de suas similaridades. Abaixo você pode ver as características que ambos compartilham.

O MMN e a pirâmide são empresas que trabalham vendendo produtos e serviços através de uma extensa rede de afiliados.

Quando um membro da equipe efetua uma venda, ele naturalmente recebe por isto e todos os outros membros relacionados a ele também são comissionados. É um sistema onde todos ganham o tempo todo.

O esforço inicial de alguém que acabou de aderir a uma empresa que funciona neste regime é mínimo. É como se fosse o piloto automático de um avião, onde o piloto só deve verificar a situação ocasionalmente e nos momentos importantes.

As diferenças entre Marketing Multinível e pirâmide financeira

Se você continua achando que o Marketing Multinível é pirâmide por serem parecidos, como você pôde ler no tópico anterior, permita-me te mostrar as gritantes diferenças entre eles. Você certamente mudará o seu pensamento sobre ambos.

No MMN, uma pessoa só terá lucro quando um produto ou serviço for vendido, seja através dela mesma, seja através de um dos seus afiliados. Se não há venda, não há comissão.

É possível viver só de Marketing Multinível, mas isto não acontece do dia para a noite. Você precisa dedicar bastante tempo até que o MMN te dê frutos suficientes para que você não necessite de outras fontes de renda.

Também é possível ficar rico com o MMN, mas similar ao caso anterior, não acontece de forma rápida e mágica. Depende do seu esforço.

Já na pirâmide financeira, um esquema fraudulento e ilegal no Brasil, a “empresa” usa o MMN como fachada para cometer crimes. O lucro não está na venda, mas no aumento dos afiliados, que são “convidados a pagar uma taxa de inscrição” – o que não é necessário em um MMN legítimo.

A pirâmide pode até anunciar um produto ou serviço, mas deixa dúvidas em quesitos como preço (normalmente bem abaixo do mercado) e demanda. E a “empresa” costuma fazer seus “afiliados” adquirirem o que vendem como “garantia de estoque mínimo para revenda”.

A “empresa” pode até pagar uma comissão aos “membros da equipe”, mas o valor é irrisório se comparado ao quanto que os donos do esquema recebem dos “afiliados”.

Os bandidos mantêm a “empresa” funcionando até um ponto que se torna matematicamente impossível honrar a todos os “afiliados” com comissões. Aí eles simplesmente fecham o esquema, deixando a equipe prejudicada, e desaparecem.

Quando a poeira do furor da membresia lesada baixar, eles recomeçam o ciclo maldito, abrindo uma nova “empresa de MMN” e caçando novas vítimas incautas.

Conclusão

Neste artigo, você desmistificou a história que o Marketing Multinível é pirâmide. Mesmo que sejam parecidos, você aprendeu a diferenciar um negócio sério e funcional de um esquema fraudulento e ilegal.

Você gostou deste artigo? Que tal deixar o seu comentário a respeito logo abaixo? Eu vou apreciar a sua participação!

Sobre o autor | Website

Curso Grátis! Marketing para Afiliados

Hotmart, Monetizze e Eduzz
Inscrição Grátis por enquanto.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Tenho muitas dúvidas sobre marketin multinivel, acredito que seguindo o conteúdo do seu site terei sucesso. Obrigada por compartilhar.

  2. Preciso aprender o marketing multinivel em um passo a passo, acredito que no seu site irei conseguir entender como posso iniciar nesse ramo. Obrigada pelo conteúdo entregue.

  3. Tenho muitas dúvidas sobre marketin multinivel, acredito que seguindo o conteúdo do seu site terei sucesso. Obrigada por compartilhar.

  4. Tenho muitas dúvidas sobre marketin multinivel, acredito que seguindo o conteúdo do seu site terei sucesso. Parabéns pelo ótimo conteúdo e obrigada por compartilhar.